terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pequenos notáveis

Caros leitores, nunca me senti tão ultrapassado!
Estes dias na presença de minha afilhada Laura Beatriz, fã confessa de Luan Santana, até porque nem tudo é perfeito, senti-me um padrinho atrasado e sem argumentos.
Logo eu que sempre me achei cheio de razão, fui desmontado facilmente com os argumentos dela diante das coisas.
Descobri que ela sempre tem uma resposta pronta.
E o que muitos chamam de teimosia eu vou chamar de opinião.
Ela sim tem sua opinião. E mesmo com 6 anos de idade uma opinião formada.
Não tô exagerando. Quem tem esses pequenos notáveis dentro de casa sabe muito bem do que eu estou falando.
O mundo ingênuo é um mundo que não existe mais. Pensamos que estes pequenos não compreendem o mundo que as rodeia.
De fato, muita coisa ainda necessita de nossa explicação, mas em um momento ou outro tenho a nítida sensação, quase uma certeza, que eles, essas crianças, são dotados de uma compreensão do mundo muito mais real do que a gente.
Eu não sei, e minha mãe não soube responder, se quando eu tinha essa idade eu era assim.
Eu me lembro bem de não ter o domínio de informática que minha afilhada tem. Nem do Orkut e MSN que não existiam, mas se existissem tenho certeza que eu não teria a habilidade que essa coisinha possui.
Eu, que até me considero um expert em computadores, não consigo desenhar com tanta destreza uma casinha no Paint. Coisa que ela faz em fração de minutos!
É meus caros... obsoletos somos nós!
Lembro-me também que meus ídolos eram cantores infantis. Os dela... melhor não comentar... ainda bem que em meio há tantas tentações musicais ela “curte” vez ou outra um Capital Inicial. Mas não vou elogiar muito seu gosto musical, até por que isso é muito pessoal e eu não sou o mais indicado (risos)
Seja no almoço, no cinema ou no parquinho, ela sempre tem razão.
Os porquês deram razões as afirmações. É por que é. Ou Não é, por que não é. E ponto!
Chega a ser lindo observar como dominam a retórica tão complexa para alguns adultos.
Seus dedinhos em riste, e seus olhares suplicantes de aceitação ou supremos diante de nossa surpresa abobalhada.
Nos fazemos de ignorantes para não refutarmos suas premissas. Outras vezes temos que corrigi-los mas acabamos cedendo diante de tanta argumentação.
É evidente que isso tudo é uma maneira romântica de ver a independência que essas crianças demonstram. E que apesar desses embates de opinião eles continuam a nos encantar com seus sorrisos, abraços e beijos com a admiração única que nos devotam.
Da necessidade de nosso carinho, de nossa atenção, e principalmente, de nossos cuidados.
E nesses dias de Independência do Brasil, é um bom dia para refletirmos que somos muito mais dependentes deles, do que eles de nós.

Beijos e até a próxima.

Edson Flávio

12 comentários:

  1. Amigo! Que texto maravilhoso! Concordo em tudo o que você relatou. Realmente as crinças de hoje são beeeeeeeeem diferentes de nós. Só o que estraga é alguns gostos musicais. Duvido que hoje elas curtem a Xuxa dançando e cantando parecendo uma "debilóide". Saudade da minha infância, onde éramos mais ingênuos e curtíamos todos os momentos como se fossem o último. Mais uma vez você arrasou, meu querido. Continue assim. Beijos do seu fã nº 0 (ZERO) ... rs ♥

    ResponderExcluir
  2. Esse texto mostra a realidade das crianças de hoje, bem mais espertas e antena-das no mundo cada vez mais informatizado. Cada vez mais nos espantamos com as crianças do século XXI, pois é pais os filhos de hoje são mais esperto e ágeis do que os filhos de alguns anos atrás.
    O negócio é nos atualizarmos, pois corremos o risco deles nos ultrapassarem !!!
    Beijos Edson querido e Bom feriado.
    Continue com esse sucesso que é seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Juarez F. Chuve !
    Oh muito bom seu texto; é o tempo passa !!! e o processo evolutivo acompanham a todos , principalmente as crianças.
    mas é isso mesmo... Tudo de Bom...

    ResponderExcluir
  4. É, me lembro dos meus sobrinhos, verdadeiros terroristas,rss...vou até me permitir citar um trecho do Poema Enjoadinho de V. de Moraes.

    "Filhos são o demo
    Melhor não tê-los...
    Mas se não os temos
    Como sabê-los?
    Como saber
    Que macieza
    Nos seus cabelos
    Que cheiro morno
    Na sua carne
    Que gosto doce
    Na sua boca!
    Chupam gilete
    Bebem shampoo
    Ateiam fogo
    No quarteirão
    Porém, que coisa
    Que coisa louca
    Que coisa linda
    Que os filhos são!"

    ResponderExcluir
  5. Assim como você Edson , acredito que as crinaças de hoje possuem muitas habilidades com a tecnologia, com o domínio da oralidade entre tantas outras coisas ..........Mas muitas destas crinaças estão desprotegidas e vulneráveis à violencias como essa em que Luan Santana consegue substituir as músicas infantis, assim como as brincadeiras de roda e a boneca já têm tanta importância. O uso da tecnologia é muito importante no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, mas por outro lado precisamos tomar cuidado, dependendo da forma como utilizada acaba afastando a crianças dos amigos é mundo fascinante, mas torna as crinaças solitárias, digo isso pensando na formaçãoo integral . Deixo um refrão da música do Ivan Lins para que nesse momento em que se comeora a independência do Brasil, tetarmos pensar o mundo como as crianças , que sempre busca ressignificar as coisas, torndando o mundo cada vez melhor .
    ....Depende de nós
    Quem já foi
    Ou ainda é criança
    Que acredita
    Ou tem esperança
    Quem faz tudo
    Pr'um mundo melhor...
    ( trecho da música de Ivan Lins, depende nós)
    Beijos!!!
    Rosário

    ResponderExcluir
  6. Oi Flavinho!!!!
    Depois que li seu texto, lembrei da música "Aquarela"."Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo"....Não é apenas desenhar o sol numa folha qualquer, mas o desenho em sua totalidade, essa representação da vida! Então fiquei pensativa...Hoje as crianças desenham no paint...será que desenham?
    Eu entendo perfeitamente que vc disse de sua sobrinha (que deve ser sabida feito o tio rsrs) pois tenho netos da idade dela que me dão show não só no computador, mas em outras coisas que nem vou dizer para não passar vegonha! rsrsrs
    A evolução, a tecnologia, a globalização...enfim, nem preciso mencionar tdo.
    E os efeitos não são só positivos. Penso: será que nossas crianças sabem brincar de crianças?
    .............................................
    Fico feliz com a destreza delas, com a independência, com a facilidade de aprendizagem pronta. E a inocência, a ingenuidade, próprias na crianças...será que não fazem falta a elas?
    Bem, acho que a ultrapassada sou eu...mas gostaria que nossas crianças tivessem um pouco mais de "criança".
    Seu texto é uma verdadeira oração!!!!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Gente achei muito lindo esse email q recebi.

    "Oie amigo, adorei o texto "pequenos notáveis", só que não consegui postar comentários..rsrsrs
    acredito que uma criança notável abalaria mais na postagem do que eu.kkk
    bjos
    Luciano"

    ResponderExcluir
  8. é voce
    escreveu uma carta para mi Didi

    eu gostei muito
    te amo

    Laura Beatriz

    ResponderExcluir
  9. Que delicia de texto, nossa falou tudo que minha filha fez e faz sempre... se fosse falar aqui as vezes que passei por isso com ela, ficaria horas digitando.

    ResponderExcluir
  10. Oi amigo..realmente, vc tem razão...tenho 2 pequenas notáveis em casa que a cada momento nos surpreende mais com suas habilidades, desenvolturas e opiniões...as vezes chega a ser engraçado como nos envolvem em seus argumentos!
    Mas o melhor de tudo é o amor incondicional e infinito que sentimos por essas "coisinhas notáveis"
    beijo no coração!!!
    Fique na paz..

    ResponderExcluir
  11. Oi meu querido Edson ....
    a criança eh um ser iluminado... irradia coisas boas ....bjs

    ResponderExcluir
  12. ANA CLAUDIA RIZZATO17 de setembro de 2010 13:40

    Bom, em primeiro lugar tenho que lhe parabenizar por descrever esses seres tão perfeitamente, sabe parece até que você está descrevendo o seu sobrinho mais velho (pedro Lucca) ele é exatamente assim! Sabe qual é a musica que não sai da boca dele?! I'm single ladies da, Beyonce" E opinião é o que não falta pra ele, computador já tira de letra!PRIMO MORRO DE SAUDES DE VOCÊ !!!!! BEIJOS!!!

    ResponderExcluir